terça-feira, 31 de março de 2009

RELIGIÕES E SUAS INFLUÊNCIAS ÉTICAS, MORAIS E SOCIAIS

Nome: Gustavo Santos. Nº: 10. Série: 9ºB.

As religiões podem ter muita influência na vida de uma pessoa, boas e ruins. As ruins são o fanatismo e o preconceito contra outras religiões, que podem trazer malefícios como conflitos e até guerras, para controlar alguns lugares com importância religiosa ou para exterminar outra religião. Mas as religiões não só atrapalham, elas podem trazer benefícios como você verá neste texto.
O judaísmo é uma religião que está muito envolvida com a inteligência e o estudo. Desde criança, os pais ensinam a importância do estudo para uma vida melhor e investem muito no aprendizado de seus filhos, por isso o povo judeu é tão inteligente. O Torah, seu livro sagrado, diz que com o estudo se chega ao sucesso. Uma prova da inteligência dos judeus é o caso de que eles já ganharam 140 prêmios Nobel dos 600 distribuídos até hoje, sendo a população judia apenas 0,25% da população mundial. Assim o judaísmo faz cidadãos menos ignorantes.
Outra religião que influencia na formação ética, moral e social de uma pessoa é o budismo. O budismo é uma religião que está muito envolvida com a compaixão e pacifismo. No momento que uma pessoa passa a ser budista ela já aprende os cinco preceitos do budismo: não matar, não se intoxicar com drogas ou bebidas, não roubar, não ter má conduta sexual e não mentir. Assim o budismo faz cidadãos mais tolerantes e felizes.
O islamismo também ajuda uma pessoa, pois é uma religião que está muito envolvida com o respeito. O Al Corão ajuda os islâmicos porque, primeiro, garante o baixo analfabetismo já que todos islâmicos têm que lerem o Al Corão e, segundo, ensina o islâmico a não matar, pois a pena é rigorosa, por exemplo, se uma pessoa islâmica rouba um pão, ela é julgada e pode ter sua mão ou o braço arrancado. Assim o islamismo faz cidadãos mais respeitosos e alfabetizados.

Nenhum comentário: