terça-feira, 31 de março de 2009

Julia Brissac n°15 9°A - Cidadãos e Religiões

Julia Brissac n°15 9°A

Ser cidadão é viver em sociedade onde cada um possui direitos e deveres. É ter respeito com o meio em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele. Ser cidadão é cumprir todos os deveres e utilizar os seus direitos. Os deveres existem para que a convivência seja pacífica e os direitos existem para que cada um possa ter uma vida digna e decente com as necessidades básicas supridas. Ser cidadão também é exigir para que os direitos não sejam só leis no papel.
Mas não basta apenas ser um cidadão, é importante sermos bons cidadãos. Muitas vezes a religião influência muito nesta parte, de acordo com as visitas ao templo budista, ao templo judaico e de acordo com os estudos feitos em sala sobre o islamismo, foi possível perceber que ser um bom cidadão para essas religiões acaba sendo fundamental, pois elas exigem alguns deveres de seus seguidores. Dentro da religião judaica, por exemplo, mais importante é ser estudioso, porque é a educação é vista como a única coisa que ninguém nunca poderá tirar de você. O budismo prega que para se tornar um budista não pode em hipótese alguma matar, roubar, mentir, ter má conduta sexual, usar álcool e drogas e o islamismo prega também que não se pode matar, roubar e mentir.
Com as igrejas influenciando na formação de cidadãos melhores, é possível que a sociedade enfrente menos problemas sociais, formando uma sociedade que acredita em um mundo melhor.

Nenhum comentário: