Luigia nº20 9ºB
Nós alunos da Escola Comunitária de Campinas visitamos um templo budista e uma sinagoga que tem a ver com os nossos estudos realizados em sala com a professora Lilia sobre a cultura da Ásia e do Oriente Médio,nesse estudo conhecemos as religiões: o islamismo, judaísmo e o budismo.
De certa forma cada uma dessas religiões ajuda na formação ética, moral e social de um ser humano.
A religião islâmica segue rigidamente o Corão (livro sagrado), que diz para não mentir, não roubar, respeitar o próximo, entre outras regras. Isso ajuda na formação de um humano ético pelo fato de que como eles seguem tão rigidamente o Corão eles acabam não cometendo nenhum desses “erros”.
Na religião judaica as crianças são influenciadas pelos pais a estudar, eles seguem as normas da Torá (livro sagrado), e eles acreditam que para a sociedade melhorar é preciso estudar. Isso compõe a moral e a ética de uma pessoa. Por isso muitos judaicos ganham diversos prêmios entre eles o premio Nobel.
Quando visitamos o templo budista aprendem que no budismo, os ensinamentos básicos são: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara(fluxo incessante de renascimentos através dos mundos.), despertando no praticante o entendimento da realidade última, o Nirvana (é o culminar da busca budista pela libertação). O ponto de partida do budismo é a percepção de que o desejo causa inevitavelmente a dor. Deve-se portanto eliminar o desejo para se eliminar a dor. Com a eliminação da dor, se atinge a paz interior, que é sinônimo de felicidade. A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral (sila), concentração meditativa (samadhi), e sabedoria (prajña).
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