terça-feira, 31 de março de 2009

Mariana Fantini No 23 9oA - Religião E Cidadania

Mariana Fantini No 23 9oA

Para as aulas de geografia, visitamos dois templos religiosos: o templo budista e a sinagoga. Quanto ao islamismo, a terceira religião que será tratada nesse texto, não conhecemos ninguém próprio dessa religião, mas falamos muito sobre isso em classe, lemos sobre isso e já sabemos uma quantidade significativa sobre o assunto.
Na sinagoga, foi André, um judeu, quem nos orientou; ele nos disse muito sobre as crenças, costumes e sua história. O judaísmo iniciou-se a aproximadamente 2000 A.C. e é a mais antiga das três grandes religiões moteístas (ou seja, que acreditam em somente uma figura sagrada): judaísmo, cristianismo e islamismo. Ele nos disse também que em casa e na sinagoga, os superiores sempre dizem que o melhor que se pode fazer, é estudar. Isso porque podem tirar tudo de você: dinheiro, casa, carro, computador... mas nunca o que você aprendeu.
O budismo não acredita no conceito de “deus”, mas sim no princípio da causa e efeito, ou seja, se você faz algo isso se volta para você, sendo isso bom ou mal e demorando ou não. Os budistas são os únicos obrigatoriamente vegetarianos, pois acreditam que todos os seres podem se “iluminar”, mesmo que estejam somente no começo desse processo.
Já com relação ao islamismo, essa é uma outra religião monoteísta e, nesse caso, acredita em Alá. A cidade sagrada é Meca e seu profeta é Maomé. Seu templo sagrado é a mesquita. Os islâmicos têm uma vestimenta própria, assim como os judeus e os budistas. Para os Xiitas, uma das divisões do islamismo que representa o grupo mais radical, as mulheres precisam usar burcas, para os judeus tem os kipas e para os monges tem suas mantas.
Também há algumas semelhanças entre as religiões, por exemplo que cada uma das religiões afeta o governo do local onde ela está presente e, com isso, causa conflitos, principalmente armados. Outra semelhança entre os três é o fato de que os três têm um tipo de profeta: para os islâmicos, Maomé; para os budistas, Buda e para os judeus, Abraão. Fora isso, não tem semelhanças entre os três, mas algumas entre duas. Como o fato de que o islamismo e o judaísmo são religiões monoteístas, ou que essas mesmas duas têm monumentos em Israel, mais precisamente em Jerusalém.

Nenhum comentário: