terça-feira, 31 de março de 2009

Religiões e Cidadania

Leonardo Migliorança 9ºA N: 18

Ser um bom cidadão é não roubar, trabalhar, estudar sempre que puder, fazer o bem as pessoas, respeitar os outros, fazer seu deveres e pedir seus direitos, não infringir as leis, não matar, entre muitas outras coisas. As pessoas agem de acordo com sua religião, por ela ser responsável pela sua formação ética, moral e social.
Na religião islâmica, por exemplo, a religião incentiva muito contra o roubo, matar outros humanos e a contar mentiras, e a maioria da população segue esses ensinamentos, porque se você fizer alguma coisa disso as punições são muito severas. No islamismo xiita, se você roubar alguma coisa cortam sua mão, se você contar alguma mentira você tem a língua cortada, e se você matar alguém você é apedrejado ou coisas do tipo.
A religião judaica acredita que a única coisa que ninguém nunca pode tirar deles é a sabedoria e a inteligência, então você tem que estudar muito, e ler várias coisas para você ser inteligente, e ter tudo na vida, por isso que eles são conhecidos como o “povo do livro”.
Já a religião budista, é um povo muito pacifista, que apóia o desapego as coisas materiais, acreditam que para você ser feliz você não precisa de dinheiro nem nada disso, os ensinamentos budistas proíbem você de tomar drogas licitas ou ilícitas, te proibem de ter relações sexuais sem ser com seu parceiro, te proibem de roubar (objetos materiais ou atenção ), te proibem de matar, e te proibem de dar falso testemunho.
Apos esses estudos do meio para a visitação e maior conhecimento dessas religiões, e também as aulas dadas sobre esses assuntos, fui capaz de concluir que as religiões são realmente responsáveis pela formação do caráter ético , moral e social, fazendo a pessoa ser uma boa cidadã. E a religião sendo responsável por tal importância na vida da pessoa que a segue com tanta vontade e honestidade, instrui mais seus seguidores e serem melhores cidadãos.

Nenhum comentário: